Processo Seletivo

O exame de seleção, em qualquer das linhas de pesquisa, consiste nas seguintes etapas:

Projeto:

O projeto de pesquisa deverá ter extensão máxima de 20 páginas incluindo a bibliografia, fonte Times New Roman, tamanho 12, espaço entre linhas de 1,5 e margens superior e esquerda 3,0 cm e inferior e direita 2,0 cm. O projeto deverá incluir: Introdução; Justificativa; Objetivos; Considerações TeóricoMetodológicas (constituídas através de diálogo com bibliografia relevante); Lista de Fontes; Referências bibliográficas; e cronograma de execução.

Entrevista:

Após a leitura dos projetos pelas bancas examinadoras, cada banca entrevistará individualmente cada um dos candidatos cujos projetos forem selecionados nas linhas de pesquisa. A entrevista servirá para melhor aquilatar as potencialidades antevistas nos projetos e, também, para aferir o conhecimento do candidato a respeito de fontes, métodos e bibliografia pertinentes.

Prova escrita:

Os candidatos ao Mestrado farão a prova tendo como referencial a bibliografia indicada no edital. Os candidatos ao Doutorado com formação na área de História (Graduação e/ou PósGraduação) utilizarão a mesma bibliografia do seu projeto de pesquisa para realização da prova escrita. Os candidatos que não tiverem formação na área de História deverão realizar prova escrita com base na bibliografia indicada para a seleção do Mestrado em História

Avaliação curricular:

O currículo na base Lattes do CNPq ajudará na avaliação da carreira acadêmica do candidato ao Doutorado e servirá como parâmetro para desempate.

Prova de língua estrangeira:

A prova de proficiência em língua estrangeira consistirá na tradução ou interpretação de extrato de texto na língua estrangeira escolhida pelo candidato entre as indicadas neste edital, sendo permitido o uso de dicionários e/ou gramáticas.

Para mais informações, acesse os editais anteriores.