Após a publicação dos textos de Eliane Potiguara, Patrícia Valim, Ynaê Lopes dos Santos e Luciana Gandelman, a coluna Mátria Brasil (Folha de São Paulo) publica o artigo de Milena Pinillos, doutoranda do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, intitulado "Africana Eugênia foi presa por trabalhar para comprar sua liberdade". A autora nos traz a história de Eugênia, uma mulher negra escravizada que trabalhava no comércio de rua da Bahia como ganhadeira.
O projeto Mátria Brasil apresenta mulheres relevantes ao longo da história do país, desde a invasão portuguesa até os dias de hoje. Os textos são assinados por algumas das mais importantes historiadoras e escritoras brasileiras, e terão publicação semanal ao longo de seis meses. Ao final do projeto, o conjunto de artigos publicados será o ponto de partida para um podcast e uma coletânea com o mesmo título da série.
A série foi idealizada pela professora Patrícia Valim (PPGH/UFBA), que também é uma das coordenadoras do projeto, que conta com apoio da Editora Contracorrente.
Veja a lista completa dos artigos publicados:
1. "As Icamiabas e Conhori" - Eliane Potiguara
2. "Dona Ana Pimentel" - Patrícia Valim
3. "Aca Inene" - Ynaê Lopes dos Santos
4. "Benta Pereria de Brito" - Luciana Gandelman
5. "Africana Eugênia" - Milena Pinillos
Tenha acesso a todos os textos da coluna aqui.