Autor do trabalho: Caique Chung Dias Lawinsky
Título da dissertação: Qual história deve ser ensinada? As interpretações historiográficas da era Vargas nos livros didáticos do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) (1985-2003)
Data: 25.02.2025
Horário: 14h00
Local: Google Meet
Resumo: O objetivo deste trabalho é analisar os usos das interpretações historiográficas da Era Vargas nos livros didáticos no Programa Nacional do Livro Didático (PNLD), entre 1985 e 2003. A delimitação cronológica da pesquisa começa, em 1985, quando o PNLD teve seu primeiro esboço, a partir do decreto 91.542, e termina, em 2003, quando à estrutura do PNLD foi acrescido o Programa Nacional do Livro Didático para o Ensino Médio (PNLEM), momento em que se concretiza o modelo de política pública do livro didático. Intentou-se identificar os valores historiográficos e políticos que embasam as diretrizes do curriculum oficial do Programa Nacional do Livro Didático, com ênfase na história política do programa no contexto da reconstrução da democracia brasileira, com vistas a responder de que maneira a cultura política da Nova República pode ter modulado a renovação do conteúdo dos livros didáticos. Parte-se da premissa de que o PNLD é parte indispensável na constituição do novo pacto democrático, sendo a política oficial de escolha da literatura escolar pública brasileira. Tendo isso em vista, a presente pesquisa busca lançar luz sobre as formas de incorporação do conhecimento historiográfico ao saber histórico escolar da Nova República. Esta dissertação está dividida em três capítulos. No primeiro, examinamos a história política do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). No segundo capítulo, investigamos a história da historiografia da Era Vargas. No terceiro capítulo, abordamos os aspectos fundamentais do mercado editorial brasileiro de livros didáticos e analisamos o conteúdo das obras didáticas aprovadas pelo PNLD, entre os anos de 1985 e 2003.
Banca Examinadora
Profa. Dra. Helenice Rocha (UERJ)
Profa. Dra. Lina Maria Brandão de Aras (UFBA)
Prof. Dr. Alex Andrade Costa (UFBA)
Prof. Dr. Rodrigo Perez Oliveira (UFBA - orientador)
Data da Defesa:
Tuesday, 25 February, 2025 - 14:00