No último domingo, 18, a livraria LDM promoveu em Salvador o lançamento do livro “Fontes do Viver Religioso na Bahia (Séculos XVI-XIX)”, organizado por Fabricio Lyrio, docente do PPGH-UFBA e da UFRB, Emily de Jesus Machado (Doutoranda/ PPGH-UFBA), Márcia Gabriela de Aguiar Barreto (SEC-BA; Doutora em História/ PPGH-UFBA) e Tânia M. Pinto Santana (UFRB).
O livro traz uma importante contribuição para a compreensão do papel histórico da religião no Brasil e, em particular, na Bahia. Ele é fruto do trabalho coletivo construído em torno do Grupo de Pesquisas Claustro – Catolicismo e Religiosidades no Mundo Atlântico, que reúne pesquisadores e estudantes interessados nos estudos sobre a religião e o seu impacto na sociedade brasileira, em especial o Catolicismo.
Cada documento transcrito consiste em um valioso fragmento da nossa formação sociorreligiosa, evidenciando aspectos de grande relevância do ponto de vista político, social, econômico e cultural. O objetivo é facilitar o acesso, favorecendo o diálogo entre pesquisa e ensino. As transcrições são precedidas de textos introdutórios que descrevem as fontes, contextualizam o meio em que elas foram produzidas e indicam sua localização.
O livro pode ser lido por quem busca uma melhor compreensão da sociedade brasileira ou precisa elaborar um Projeto de Pesquisa ou Trabalho de Conclusão de Curso. Os capítulos também podem ser usados como ferramentas didático-pedagógicas na educação básica ou superior, incentivando a análise de documentos em sala de aula.