Disciplinas

Quadro de Horários 2021.2 

Segunda

Terça

Quarta

Quinta

Sexta

manhã

 

FCHL44/20172

TEH - RELIGIÃO E CULTURA

(68h)

Edilece Souza Couto

 

PPGH000000014

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA: IMPÉRIO PORTUGUÊS AO IMPÉRIO DO BRASIL RELIGIÃO, CULTURA E POLÍTICA

(68h)

Evergton Sales Souza

PPGH000000017

TEH. "ESCRAVIDÃO, ALFORRIA E CIDADANIA NO NOVO MUNDO: BRASIL EM PERSPECTIVA COMPARATIVA (COM ÊNFASE NA "SEGUNDA ESCRAVIDÃO", C. 1781 ATÉ A ABOLIÇÃO)

(34h)

Robert Slenes

(de 12/03 a 30/04)

tarde

 

 

PPGH000000013

TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA: HISTÓRIA SOCIAL. LEITURAS DE E.P.THOMPSON, LINEBAUGH E REDIKER

(68h)

Gabriela Sampaio

FCHJ70/20151

T.E.EST.DE GÊNERO:LIMIT. E POSSIBI. DOS EST. HISTORIOGRÁFICO (Gênero na Antiguidade)

 (68h)

Marina Cavicchioli

 

noite

     

PPGH000000015

TEH -TÓPICOS AVANÇADOS EM HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO

(68h)

Antonio Luigi Negro

 

 

FCHL44/20172 - TEH - RELIGIÃO E CULTURA
Estudo das interfaces entre Religião e Cultura por meio das distinções e aproximações temáticas, teóricas e metodológicas entre as diferentes disciplinas – História, Sociologia e Antropologia – que abordam os fenômenos religiosos e as manifestações culturais, avaliando suas relações formais e informais de poder, suas representações e tensões.
 
PPGH000000014 - TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA: IMPÉRIO PORTUGUÊS AO IMPÉRIO DO BRASIL RELIGIÃO, CULTURA E POLÍTICA
O curso tem por objetivo a discussão de aspectos da história religiosa, cultural e política do Brasil, buscando pensá-la a partir de um plano mais aberto e atento às possibilidades de conexões com diferentes espaços ao redor do globo. A percepção de que o Brasil se constituiu enquanto parte de um império, cujos interesses e domínios, na época moderna, espalhavam-se pelas quatro partes do mundo, deverá guiar o espírito de abertura e interesse deste seminário por temas que não devem ficar restritos ao espaço brasileiro.
 
PPGH000000017 - TEH. "ESCRAVIDÃO, ALFORRIA E CIDADANIA NO NOVO MUNDO: BRASIL EM PERSPECTIVA COMPARATIVA (COM ÊNFASE NA "SEGUNDA ESCRAVIDÃO", C. 1781 ATÉ A ABOLIÇÃO)"
Estudo das mudanças nos padrões de alforria e nos direitos (legais ou consuetudinários) de negros libertos e livres, no Brasil, em comparação às práticas existentes em outras sociedade escravistas (nos EUA e no Caribe). O enfoque é especialmente sobre o período da 'segunda escravidão' (final do século XVIII até a abolição).
 
PPGH000000013 - TÓPICOS ESPECIAIS EM HISTÓRIA: HISTÓRIA SOCIAL. LEITURAS DE E.P.THOMPSON, LINEBAUGH E REDIKER
Este curso dá sequência a discussões presentes na disciplina obrigatória História Social, onde há um contato inicial dos alunos com a obra do historiador britânico Edward Palmer Thompson. Ao longo do semestre a proposta é ler e discutir com cuidado 3 livros do autor, com a intenção de aprofundar o estudo sobre a cultura popular no livro Costumes em Comum, as disputas em torno de leis e do direito no livro Senhores e Caçadores, bem como a importância da literatura para o entendimento da cultura dos trabalhadores no livro Os Românticos. Além dessas obras, vamos discutir alguns textos de historiadores que partem da obra de Thompson e vão além, incorporando a dimensão atlântica da organização dos trabalhadores: Peter Linebaugh e Marcus Rediker.
 
FCHJ70/20151 - T.E.EST.DE GÊNERO:LIMIT. E POSSIBI. DOS EST. HISTORIOGRÁFICO (Gênero na Antiguidade)
As teorias de gênero, em suas diversidades e interseccionalidades, têm sido relevantes para uma mudança de foco nos estudos da Antiguidade nas últimas três décadas. O Mundo Antigo, durante muito tempo visto como um espaço masculino e homogêneo, ganhou novas leituras que trouxeram as mulheres como agentes históricos, revisitaram as construções da ideia de masculino e feminino e abarcaram as pluralidades de gênero e seus distintos significados sociais. Pretendemos neste curso, discutir o gênero abarcando um universo teórico metodológico amplo, que cruza a categoria gênero com outras categorias importantes, como as de classe e etnia, bem como, com referências dos estudos decoloniais, com a História dos Sentimentos e o papel da agência dos sujeitos e objetos, discutindo as  aplicabilidades e limitações  destes conceitos e teorias para os estudos da antiguidade.
 
PPGH000000015 - TEH -TÓPICOS AVANÇADOS EM HISTÓRIA SOCIAL DO TRABALHO
Este curso tem como objetivo central examinar obras que marcaram os estudos sobre a história dos movimentos operário e sindical em vários países e que servem como referenciais possíveis para uma releitura crítica da historiografia brasileira sobre o assunto. A bibliografia focalizada inclui textos teóricos, resenhas e capítulos de monografias históricas, procurando dar uma visão de conjunto sobre os debates e tendências emergentes na bibliografia nacional e internacional.
 
Portuguese, Brazil