Disciplinas






 

Terças

Quartas

Quintas

Sextas

manhã

PPGH0028 - METODOLOGIA DA PESQUISA

Sociedade, Relações de Poder e Região

Profa. Lina Aras

PPGH0028 - METODOLOGIA DA PESQUISA

Escravidão e a Invenção da Liberdade

Profa. Iacy Maia Mata

PPGH0121 - HISTÓRIA PÚBLICA E HISTORIOGRAFIA: DISPUTAS E DEBATES EM TORNO DA DITADURA MILITAR

Prof. Antonio Mauricio Freitas Brito

PPGH0100 - HISTÓRIA INDÍGENA

Prof. Forrest Hylton

tarde

PPGH0028 - METODOLOGIA DA PESQUISA

Cultura e Sociedade

Prof. Moreno Laborda Pacheco

PPGH0029 - HISTÓRIA SOCIAL
(Mestrado)

Prof. Marcelo Pereira Lima

PPGH0029 - HISTÓRIA SOCIAL (Doutorado)

Profa. Maria de Fátima Novaes Pires

PPGH0127 - TÓPICO ESPECIAL EM HISTÓRIA

Profa. Gabriela dos Reis Sampaio

noite

PPGH000000143 - RAÇA, CLASSE E NAÇÃO 

Prof. Alex Andrade Costa

     
 
 
EMENTAS DAS OPTATIVAS
 
PPGH000000143 - RAÇA, CLASSE E NAÇÃO
Prof. Alex Andrade Costa
Estudos sobre como os conceitos de raça, classe e nação se projetaram no tecido social, especialmente no contexto da escravidão e no pós-abolição nas Américas. Análise dos mecanismos de produção e reprodução das desigualdades e suas clivagens. Debates sobre intolerância, racismo, imaginário e políticas raciais e de classe na formação das nações e dos nacionalismos.
 
PPGH0121 - HISTÓRIA PÚBLICA E HISTORIOGRAFIA: DISPUTAS E DEBATES EM TORNO DA DITADURA MILITAR
Prof. Antonio Mauricio Freitas Brito
A disciplina visa discutir controvérsias historiográficas - terminologias, natureza e periodização da ditadura - e debater alguns trabalhos recentes sobre o período, em conexão com problemáticas como os usos públicos do passado, as disputas memorialísticas, o papel das/dos professoras/es de História, o ensino de história e a internet.
 
PPGH0100 - HISTÓRIA INDÍGENA
Prof. Forrest Hylton
Nessa disciplina, teremos dois focos principais: primeiro, a pluralidade e diversidade das experiências dos povos indígenas com as conquistas e os colonialismos europeus, as negociações diplomáticas, e as resistências, no contexto da violência fundacional do mundo moderno: as escravidões, os trabalhos compulsórios e os genocídios dos povos indígenas em relação ao tráfico de escravos africanos.O segundo foco, que à primeira vista poderia aparecer como paradoxal, é a unidade essencial entre essas experiências, que só se revela em perspectiva hemisférica, além das divisões políticas, econômicas, e intelectuais-culturais convencionais. Dessa forma, intentaremos superar o principal problema intelectual-epistemológico-político que impede a compreensão dessas histórias fundacionais de nosso hemisfério e do mundo moderno capitalista: a invisibilidade, produto dos nacionalismos e os estados nações e seus sistemas educativos (com as exceções, talvez, de Bolívia, Paraguai, Equador, Guatemala e Peru), o que ainda determina, em grande medida, a produção historiográfica de cada país. Felizmente, além dos mencionados acima, em vários países genocidas, desde os EUA e Canadá até Chile e Argentina, as histórias dos povos indígenas começam a sair da periferia das histórias nacionais para ocupar um plano titular. Já era (e ainda é) hora. Mas isso se deve, em grande medida, aos mesmos povos indígenas e suas lutas, mais que dos avanços na historiografia em si.
 
PPGH0127 - TEH - TÓPICO ESPECIAL EM HISTÓRIA (as aulas iniciam em 30/05)
Prof. Gabriela Sampaio
A proposta dessa disciplina é ler obras que tratam de temas como religiosidade e formas de lidar com doenças e cura, festas, teatro, humor, amor e família, para discutir relações raciais, de classe e de gênero, condições de vida e trabalho, lutas por cidadania, entre outras questões, bem como acervos e fontes para trabalhar com tais problemas de pesquisa.
 

Mais informações sobre a agenda acadêmica da UFBA: https://supac.ufba.br/agenda-de-rotinas-academicas 

 

 

 

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