Revista de História da UFBA lança edição especial com Anais do Seminário Discente

Clientelismo, relações de trabalho na Salvador oitocentista, as crianças desvalidas no final do século XIX e as teorias raciais na justiça criminal são alguns dos temas que serão abordados na edição especial da Revista de História da UFBA, que será lançada no próximo dia 30 de abril. A publicação, de formato digital, é editada por alunos do Departamento de História da UFBA e tem como objetivo fazer a divulgação da pesquisa acadêmica de História e áreas afins, desde  os cursos de graduação até os de mestrado e doutorado, contribuindo, assim, para a disseminação de conhecimento histórico de alto nível. O lançamento da revista vai incluir ainda uma live, com a participação de alguns dos autores dos artigos publicados, realizada no próprio dia 30, às 19h30, no perfil da revista no Instagram: @revistahistoriaufba.

A edição especial da Revista de História vai trazer artigos inéditos que foram apresentados durante o I Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA, realizado de 2 a 5 de maio de 2023. Na ocasião, foram feitas conferências, como a do historiador João José Reis, mesas redondas e a apresentação das pesquisas de alunos dos programas de pós-graduação. Saiba mais sobre o I Seminário Discente do PPGH/UFBA no site do evento. 

E são os trabalhos dos alunos, com temas bastante diversos, que agora poderão ser conhecidos através da revista: “Clientelismo de parede-e-meia” e poder político. Nonô: trajetória política em Varzedo, Bahia (1958-1992), de Jorge Amorim; “Labor dependente: os caixeiros e as múltiplas formas de exploração de mão de obra na Salvador oitocentista (1850-1889)”, de Adriano Ferreira de Sousa; “Músicos negros no tecido social de Salvador na primeira metade do século XIX”, de Marcele da Silva Moreira; “Reflexões e apontamentos para a pesquisa de ingênuos e menores desvalidos nos mundos do trabalho das últimas décadas do século XIX”, de José Pedro Carrano da Silva; “Trabalho e trabalhadores da costura no cotidiano de Salvador no final do século XIX”, de Ana Victória Silva Borges; “Entre a cruz e a espada: trajetória de vida de Jaime Wright”, de Felipe Duccini; “Tragam-me a cabeça de Antônio Conselheiro”: as teorias raciais em Nina Rodrigues e o fetichismo na Justiça Criminal”, de Rafael Matheus de Jesus da Silva; e “A liberdade tem o rosto de uma mulher negra: uma análise da trajetória de vida de Sojourner Truth presente nos relatos de ‘E eu não sou uma mulher?’”, de Lucas Barroso.

Para marcar o lançamento desta edição especial, será realizada uma live com alguns dos autores dos artigos no próximo dia 30 de abril, às 19h30, no canal da Revista de História no Youtube.