Defesa de Tese do Doutorando Danillo Rangell Pinheiro Pereira

Autor do trabalho: Danillo Rangell Pinheiro Pereira

Título da tese: Rastos do Concílio Vaticano II nos escritos de Joseph Ratzinger e Leonardo Boff (1965-2007)

Data: 22.11.2023

Horário: 13h00 (Plataforma Google Meet - : https://meet.google.com/ozd-phtp-dqu)

Resumo:

Neste estudo foi desenvolvida uma investigação acerca das interpretações sobre o Concílio Vaticano II presentes em escritos publicados pelos teólogos Joseph Ratzinger, papa Bento XVI – reinante entre 2005 e 2013; emérito entre 2013 e 2022 – e Leonardo Boff, teólogo e filósofo expoente da Teologia da Libertação latino-americana. Nas fontes pesquisadas foi dada uma maior ênfase a livros publicados pelos dois estudiosos católicos entre 1965 e 2007. Contudo, para aprofundar a compreensão das obras e do contexto de suas confecções, incluímos artigos, entrevistas e livros posteriores dos intelectuais alemão e brasileiro, assim como textos oficiais da Igreja Católica, a exemplo de: 1) documentos conclusivos do Concílio Vaticano II (Constituições, decretos e declarações); 2) documentos da Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Conferências do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam); 3) Pronunciamentos e Encíclicas papais; 4) textos da Congregação para Doutrina da Fé; 5) correspondências do ex-padre franciscano que trataram do processo doutrinal empreendido pelo órgão responsável pelo controle da sã doutrina, na época administrada pelo cardeal bávaro, contra seu livro Igreja: carisma e poder. Ensaios sobre eclesiologia militante. O vigésimo primeiro Concílio católico foi realizado em quatro seções, entre os anos de 1962 e 1965, e contou com a participação de dois papas (João XXIII e Paulo VI), cardeais, bispos, padres e cristãos de todo o mundo conhecido. Despertou o interesse de parcela significativa da imprensa mundial, da comunidade teológica internacional – para além do catolicismo –, assim como de filósofos, cientistas sociais, historiadores, leigos engajados nas comunidades católicas, entre outros. Após o encerramento da última sessão, em oito de dezembro de 1965, iniciaram os esforços de estudos de seus documentos, interpretações, aplicações e atualizações em distintos contextos. Para os dois autores, o Concílio do século passado – reconhecidos como referências importantes na história da teologia nas últimas décadas do século XX e início do XXI – foi um ponto de partida indispensável em suas propostas e reflexões.

Banca Examinadora

Prof. Dr. Iraneidson Santos Costa. Orientador, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Prof. Dr. George Evergton Sales Souza, Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Profa. Dra. Edilece Souza Couto, Universidade Federal da Bahia (UFBA)