É com profundo pesar que recebemos a notícia do falecimento do Professor Cândido da Costa e Silva.
Intelectual generoso e historiador de grande erudição, Cândido foi, sem dúvida, o nosso maior especialista na história da Igreja e do catolicismo da Bahia. Dono de um estilo único de escrita, seus textos não só revelavam o rigor e profundidade do excelente historiador que era, mas também deliciavam o leitor pelo manejo belo e incomum da língua portuguesa.
O Professor Cândido fez o mestrado no antigo Mestrado em Ciências Sociais da FFCH, com concentração em História, quando defendeu a dissertação que, mais tarde, seria publicada sob o título “Roteiro da vida e da morte: um estudo do catolicismo no sertão da Bahia”, pela editora Ática. Seu doutorado na USP, concluído em 1993, resultou na tese “Os segadores e a messe: o clero oitocentista na Bahia”, publicada em 2000, pela Edufba.
Durante os anos em que foi do Departamento de História, Cândido teve o apreço e a estima de toda a comunidade da FFCH, que saberá manter viva a memória daquele que foi um de seus melhores professores.