I Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia

Image

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia tem o prazer de convidar a todos e todas para participar do I Seminário Discente do PPGH/UFBA que ocorrerá entre os dias 2 e 5 de maio de 2023 na Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFBA e no campus de Ondina com atividades nos três turnos.

O evento é organizado pelos (as) discentes do Programa, tendo como foco principal divulgar as investigações desenvolvidas na área de História e propiciar um ambiente de diálogo entre os pós-graduandos, docentes e demais participantes.

O Seminário contará com mesas temáticas e mesas de comunicações, nas quais serão apresentadas as pesquisas em curso de mestrandos, doutorandos, egressos e professores. Entre os palestrantes destaca-se a mesa com o professor, historiador e vencedor do Prêmio Jabuti, João José Reis (PPGH/UFBA) que apresentará sua pesquisa inédita na conferência “Manoel Florêncio do Espírito Santo, um professor negro na Bahia oitocentista (1836-1896)”.

Image

Serão apresentados 48 trabalhos de alunos da pós-graduação de universidades baianas e de outros estados, relacionados a diferentes campos da pesquisa histórica,  a exemplo de Bahia colonial, resistência, representatividade, gênero, política, história social, do trabalho e religiosidade. Nas mesas temáticas, professores e pesquisadores convidados debaterão assuntos como  “Resistências Indígenas nas Américas”, “Experiências femininas no mundo português moderno”, “Arquivos na Bahia - gestão, procedimentos digitais e possibilidades de pesquisa a acervos históricos” e “Gênero e poder na História”, entre outros.

A programação completa está disponível no site do evento. As inscrições para o Seminário Discente seguem abertas até o dia 2 de maio. Inscreva-se aqui.

Veja abaixo as mesas redondas compostas por professores (as), discentes e egressos (as) do Programa de Pós-Graduação em História da UFBA além de convidados externos.