Convidamos toda a comunidade dos cursos de graduação e pós-graduação da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas para participar do II Seminário Discente do Programa de Pós-Graduação em História Social da Universidade Federal da Bahia (PPGH/UFBA) a ser realizado entre os dias 05 e 09 de maio de 2025 na UFBA (São Lázaro e Ondina). Organizado por discentes e egressos do programa, o Seminário busca construir um espaço de divulgação das pesquisas em andamento na área das Ciências Humanas, propiciando o diálogo entre docentes, discentes e demais participantes.
O evento contará com conferências, mesas redondas, sessões de comunicações orais, lançamentos de livros e um espaço reservado para o encontro dos discentes dentro da programação do Seminário Interno de Avaliação do PPGH-UFBA.
Nossa primeira edição aconteceu entre os dias 02 e 05 de maio de 2023 e contamos com sete mesas temáticas, uma conferência e inúmeras sessões de comunicações discentes. Nomes como João José Reis, Lisa Earl Castillo, Luis Nicolau Parés, Lígia Bellini, Maria de Fátima Novaes Pires, Wlamyra Albuquerque e Gabriela dos Reis Sampaio foram alguns dos inúmeros convidados e convidadas que marcaram as discussões nos dias do evento. Contamos também com participantes de outros programas e universidades da Bahia e do Brasil, demonstrando o alcance de um evento que, inicialmente, se queria local.
Para esta segunda edição manteremos o formato, contando desta vez com conferências dos professores William de Souza Martins (UFRJ) e, novamente, João José Reis (UFBA), mesas temáticas envolvendo questões relacionadas ao gênero na antiguidade, história indigena e sua interface com a antropologia, arquivos e preservação de acervos documentais, dentre outros. Além disso, nomes como João Pacheco de Oliveira (Museu Nacional/UFRJ), Fabrício Lyrio (UFRB), Sharyse Piroupo do Amaral (UNEB) e Isabel Cristina Ferreira dos Reis (UFRB) já estão confirmados como palestrantes do seminário. Veja algumas das mesas e conferências abaixo:
Inscreva-se e acompanhe a programação completa no site do evento.