Ebook Veredas da História Política

Estamos divulgando o Ebook Veredas da História Política, que foi o resultado do I Seminário de Pesquisa da Linha "Sociedade, Relações de Poder e Região", do PPGH-UFBA, realizado nos dias 13 e 14 de março de 2017.

Chamada para resenhas críticas de livros sobre a escravidão e o fim do trabalho escravo

Por ocasião da publicação do dossiê "Por escravos e libertos" em dezembro de 2018, a RBH  receberá, até o dia 28 de setembro, resenhas críticas de livros publicados recentemente (em 2017 ou 2018 para livros nacionais; de 2012 para cá, para livros estrangeiros) sobre o tema amplo da escravidão e do fim do trabalho escravo.

Edital PNPD 2018

Está publicado o Edital PNPD 2018. As inscrições estarão abertas entre 29/05 e 29/05.  Clique em Editais publicados.

Chamada de dossiê: Ensino de História: posicionamentos didáticos, teóricos e políticos

O dossiê Ensino de História: posicionamentos didáticos, teóricos e políticos pretende reunir artigos que busquem fomentar perspectivas de futuro para a História ensinada. O prazo para submissão de trabalhos é até 15/05/18. Para mais informações acesso o site da revista: www.escritadahistoria.com.

Material de estudos - Mini-Curso: “Malungos: África Central e a Diáspora Centro-Africana nas Américas, c. 1500- 1867”

Os textos do  mini-curso: “Malungos: África Central e a Diáspora Centro-Africana nas Américas, c. 1500- 1867” do dia 12/04 podem ser acessados aqui:

Edital para doutorandos - Instituto Max Planck de História do Direito, Frankfurt, Alemanha

Informamos que o Max Planck Research Group III "Governance of the Universal Church after the Council of Trent", sediado no Instituto Max Planck de História do Direito, em Frankfurt am Main, Alemanha, está oferecendo uma vaga de estudante de doutorado para atuar como pesquisador.

Processo Seletivo para bolsista PNPD 2018 - UNESP - História/FCL/Assis

Informamos que o Programa de Pós-graduação em História da Faculdade de Ciências e Letras, UNESP/Campus de Assis, receberá inscrições de candidatos para preenchimento de uma (01) vaga de bolsista do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD/CAPES), na área de Conhecimento de HISTÓRIA, no período de  02 a 04/04/2018.

Nota de apoio ao professor Carlos Zacarias Figueirôa da Sena Júnior e ao reitor João Carlos Salles Pires da Silva

Salvador, 09 de março de 2018.

Os professores do Departamento de História e o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia receberam com muita preocupação e espanto a notícia de que o colega Carlos Zacarias Figueirôa da Sena Júnior e o reitor João Carlos Salles Pires da Silva foram intimados, por liminar impetradapelo vereador Alexandre Aleluia,a prestar esclarecimentos a respeito da disciplina “O golpe de 2016 e o futuro da democracia no Brasil”, que será oferecida no próximo semestre em nossa instituição.

Resultado Seleção de Aluno Especial 2018.1

A Coordenação do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal da Bahia cumpre informar o resultado da seleção de alunos especiais 2018.1. Para acessar, clique aqui.

A matrícula dos candidatos selecionados em componentes curriculares ocorrerá na secretaria do PPGH entre os dias 22 e 23/03/2018, sendo a mesma condicionada ao saldo de vagas disponível.

Matrícula Presencial - Novos Alunos 2018.1

Informamos que a matrícula presencial dos novos alunos do programa ocorrerá entre os dias de 12 a 16/03/2018, das 10hs às 13hs, na secretaria do PPGH.